IMPULSIONAMENTO DE REPÚDIO é o ato de compartilhar, encaminhar ou replicar posts cujo conteúdo é ofensivo, dissemina ódio ou tem caráter criminoso (racismo, homofobia, difamação, etc), com a intenção denunciar ou demonstrar seu repúdio sobre aquela manifestação.

Praticado com o objetivo de expor o “absurdo” e registrar sua indignação, o impulsionamento de repúdio tem efeito contrário, pois exibe o conteúdo ofensivo para mais pessoas, que provavelmente nem tomariam conhecimento daquilo, aumentando o alcance e a amplitude daquela mensagem.

Natural do ser humano, a curiosidade faz com que as pessoas cliquem no post repudiado, para saber quem cometeu o ato e o que efetivamente foi dito, dando mais audiência para a mensagem ofensiva e para o ofensor.

É comum que ofensores das redes sociais, ao serem pegos em flagrante disseminação de ódio, tenham seu número de seguidores imediatamente aumentado, expandindo seu engajamento e multiplicando o alcance e visibilidade do conteúdo nocivo, ressaltando que, número de seguidores e engajamento são moeda de troca importante no mundo dos negócios virtuais.

Portanto, ao ver um post cujo conteúdo é insalubre, odioso ou tipificado na lei penal, NÃO impulsione para repudiar. Se for necessário fazer a exposição, tire print, apague o nome do autor para diminuir a visibilidade desta pessoa, DENUNCIE no próprio post, na plataforma onde foi publicado e nos órgãos competentes.

Não colabore para aumentar a audiência de pessoas maléficas e do discurso de ódio nas redes sociais.