EXPOSED é o comportamento digital onde se narra episódios pessoais, angariando apoio para lidar com a situação após a denúncia de uma conduta ofensiva, abuso psicológico e sexual, racismo, homofobia, fraudes, plágios, peof1l1a e agora, com mais frequência, casos de família.

Os posts de EXPOSED viralizam rápido. Na internet é impossível controlar a informação depois de publicada.

Tais posts dão voz e coragem às vítimas, que muitas vezes não recebem apoio e reconhecimento social ou judicial pelos danos sofridos, encontrando nas redes sociais a solidariedade necessária para enfrentar o assunto, oportunizando que outras vítimas ou defensores da causa exponham seus casos, combatendo a conduta do agressor.

É o que temos visto com os vídeos postados por Luana Piovani, expondo os desmandos do pai de seus filhos quanto à guarda, pensão e educação das crianças. Além de contar o que tem passado, ela chamou à responsabilidade os patrocinadores do pai, para que tomem conhecimento de quem é a figura em quem estão investindo. Isso se chama Risco Reputacional.

E nesse momento a internet se voltou contra ela.

Várias pessoas entendem que não se mexe com o ‘ganha pão’ de alguém, que não se expõe assuntos particulares nas redes sociais, que ela deve tratar a questão no judiciário.

Qualquer exposição que envolva crianças é prejudicial, mas é interessante ver como se usa esse argumento para poupar o pai de ser cobrado de suas obrigações. Nem sempre o judiciário alcança com rapidez e eficácia a solução do problema familiar.

O pai informou no dia anterior ao vencimento que pagaria a pensão como lhe convém, que tiraria a guarda dos filhos e que não queria sua exposição. Como ser ouvida e resguardar sua versão dos fatos?

EXPOSED é uma ferramenta poderosa. As redes sociais são importantes no combate à violência, aos abusos e aos crimes de ódio, lembrando que a RESPONSABILIDADE CIVIL gera obrigação de indenizar quando o EXPOSED viola a honra ou credibilidade do acusado.

Por: Cindia Regina Moraca – Advogada civilista, especialista em Direito de Família e Reputação Digital.