REPUTAÇÃO DIGITAL é o rastro do seu comportamento digital.

O que você faz no ambiente digital afeta quem você é na vida real, seu trabalho e sua família.

Vivemos era do CIBRIDISMO, junção das palavras cyber + híbrido, ou seja, o mundo é real e virtual ao mesmo tempo. Não há mais separação entre on e off line, tudo está conectado.

Na era digital, não anunciamos um serviço nas “Páginas Amarelas”, não procuramos um contato na “Lista Telefônica”. Adicionamos as pessoas nas REDES SOCIAIS.

Por isso, REPUTAÇÃO DIGITAL é um dos conceitos mais importantes da atualidade: é o conjunto das informações que podem ser obtidas sobre cada indivíduo, analisando o rastro do seu comportamento digital, especialmente nas redes sociais.

A reputação digital se forma pelos posts, fotos, vídeos, comentários, notícias compartilhadas, até os testes que fazemos por diversão. Cada comentário e até mesmo uma curtida são um atestado de quem você é, o que você acredita, suas filosofias e ideologias, daquilo que você endossa!

EFEITOS DA REPUTAÇÃO DIGITAL

A reputação digital gera risco reputacional, que são as consequências do que se faz na internet e tem três efeitos principais:

  • Efeito social: você̂ pode ter seus dados vazados pelo uso de aplicativos maldosos, pode expor sua intimidade ou sua família de forma indevida, se tornar alvo de golpes ou pode ser mal avaliado na ‘teoria da aparência’ pelo excesso de compartilhamento.
  • Efeito administrativo: você pode deixar de ser contratado, ou até́ mesmo demitido, se o seu comportamento nas redes for ofensivo ou estiver em desacordo com os parâmetros de privacidade, política e filosofia do seu cliente ou contratante.
  • Efeito legal: você̂ pode ser processado civil e criminalmente se fizer um post de caráter ofensivo ou criminoso (racista, homofóbico, difamador, ameaçador, etc.);

O que é RISCO REPUTACIONAL? Por que isso afeta as relações pessoais e profissionais?

O termo reputational risk surgiu nas cláusulas de moralidade da indústria do cinema em Hollywood, por volta de 1920. Pode ser entendido pela prática de investigar o comportamento das pessoas e estabelecer regras de conduta antes de se relacionar ou contratar um profissional, evitando conflitos ou danos na reputação das marcas e empresas.

Ao conhecer alguém, a primeira coisa que fazemos é pesquisar suas redes sociais ou se tem processos no Jus Brasil.

Para fazer negócios ou contratar alguém era comum pedir os antecedentes criminais, certidões negativas de débito ou quitação das obrigações cívicas, hoje as empresas e os clientes investigam as REDES SOCIAIS.

Ninguém quer se relacionar com um stalker ou contratar um colaborador que se comporta de forma inapropriada nas redes sociais. O que se faz on line atinge a reputação digital, a família e o trabalho.

O risco reputacional pode ocorrer de várias maneiras, três modalidades:

  • Diretamente, como resultado das ações da própria empresa (ações de marketing contraditórias ou que causam impacto negativo)
  • Indiretamente, devido às ações de um empregado ou representante (comportamento abusivo ou ofensivo de um funcionário ou influenciador contratado)
  • Tangencialmente, através de ações de terceiros (cliente insatisfeitos reclamando da empresa na internet).

Toda empresa deve ter responsabilidade jurídica e social e minimizar riscos à sua reputação, já́ que os consumidores estão de olho em quem as empresas apoiam, que mensagem passam em suas campanhas, quem são as pessoas mantidas em seus quadros de funcionários e representantes.

Na vida pessoal é fundamental esquecer a ideia de privacidade. O que mais vemos são prints de conversas privadas vazados, story do close friends expostos em páginas de fofoca e daí para pior. Ter uma conta privada ou perfil fechado não é garantia de segurança.

Diariamente expomos nossa intimidade nas redes e cedemos gratuitamente (doamos) nossos dados para grandes companhias, sites e aplicativos. Você sabia que os dados hoje valem mais que petróleo?

Muitos posts, comentários e exposed podem ser enquadrados nos crimes de calúnia, injuria e difamação. Já imaginou sofrer uma condenação cível ou criminal por fazer um comentário que você achou engraçado e que não causaria problema nenhum pois é “apenas sua opinião”?

Agora que você entendeu o que é reputação digital e como funciona o risco reputacional, evite a alta exposição nas redes sociais. Preserve-se!

Por Cindia MoracaAdvogada civilista e familiarista, pesquisadora e palestrante em comportamento e reputação digital. Em todas as Redes Sociais @cindiarm