“Risco Reputacional não perdoa ninguém! O fiasco da marca Chanel”

O Calendário do Advento existe desde 1851 e começou a ser produzido em Hamburgo, por volta de 1903, marcando uma contagem regressiva que estimula as famílias a celebrarem o natal. A cada dia se abre uma janela, encontrando imagens sobre o natal ou nascimento de Cristo.

Com o tempo, a tradição se tornou comercial e grandes marcas, especialmente de cosméticos, passaram a produzir seus calendários, verdadeiros objetos do desejo na era digital. Isso porque, influenciadores fazem o chamando unboxing (abrir uma caixa de presente mostrando o que tem dentro) criando muito engajamento, pois a audiência adora acompanhar o momento, especialmente quando se tratam de objetos de luxo, que muitos só podem ver nas telas.

E não foi diferente com o calendário do advento, que se tornou uma sensação com as blogueiras, gerando conteúdo o mês todo, incentivando as marcas a produzirem calendários disputadíssimos, alavancando as vendas e a reputação.

Porém, esse ano o natal da Chanel não está sendo dos melhores. Ao custo de US$ 825, o calendário do advento da Chanel vem sendo muito criticado. Os produtos em cada janelinha são minúsculos e boa parte deles são praticamente inúteis, como adesivos, braceletes e pulseiras mixurucas, entre outras bobagens.

Com isso, as influenciadoras no T*kT*k criaram uma trend para criticar a Chanel, a começar por Elise Harmon, que mostrava em seus vídeos que os produtos contidos no calendário valiam menos que o preço de venda. A Chanel bloqueou a influenciadora nas redes.

O efeito de manada fez com que as pessoas se revoltassem não somente com o calendário simplório, mas com a atitiude da marca, fazendo a onda de criticas e reclamações crescer, levando a Chanel a EXCLUIR sua conta no aplicativo, pois não foi capaz de lidar com o hate e o cancelamento.

Se uma marca grande como a Chanel não avalia os riscos das redes sociais e não sabe fazer gestão de crise, que certamente causará um prejuízo imensurável, imagina o risco reputacional que nós, meros mortais, corremos todos os dias?

Reputação Digital não é frase feita desta advogada. Preserve-se.

Risco Reputacional não perdoa ninguém! O fiasco da marca Chanel